INFLUÊNCIA DA LUMINOSIDADE NA SAÚDE
Dicas PráticasINFLUÊNCIA DA LUMINOSIDADE NA SAÚDE
Por: Save Energy
Você sabia que a luz pode influenciar sua saúde?
Escolher o tipo de lâmpada que você vai usar em cada ambiente é muito mais do que decoração, ela pode ser importante para o conforto e bem-estar do seu corpo, principalmente pensando em nossa rotina.
Existem diferentes cores de luminosidade, que passam entre a luz branca, neutra e amarela e que são medidas em Kelvins. Porém, o que talvez você não saiba é como isso pode alterar a maneira como nos sentimos.
O que determina essa mudança é a temperatura da cor, que estão associadas a iluminação natural do sol.
As lâmpadas amarelas estão entre 2.300 e 3.100 kelvins, índices mais baixos que estão relacionados ao início do dia (um período mais calmo), já as brancas ficam entre 4.500 e 6.000K e trazem um índice maior de luminosidade, indicando um período de mais produtividade.
Mas o que isso tem a ver com a nossa saúde?
A temperatura da luz pode influenciar diretamente na produção de nossos hormônios, ou seja, a luz amarela estimula a produção de melatonina (hormônio do sono), e a luz branca pode estimular a produção de cortisol (hormônio do estresse).
Por isso, é importante pensar na iluminação de cada ambiente da sua casa ou do seu trabalho. Como a luz amarela é uma cor mais relaxante, ela é recomendada para os quartos, sala de estar e dormitórios, já a luz branca pode ser colocada em escritórios, cozinhas, banheiros ou lugares voltados para atividades mais intensas.
Queremos ressaltar que as luzes amarelas ou brancas não têm diferença no gasto de energia, no calor que elas podem emitir ou na quantidade de iluminação do ambiente, claro que nesse exemplo estamos considerando lâmpadas que possuem a mesma potência.
Além disso, na hora de procurar a melhor lâmpada para o seu ambiente, você também deve levar em conta o IRC (índice de reprodução de cor), pois isso vai te ajudar a inseri-las de maneira correta nos espaços adequados.
Gostou desse conteúdo e está buscando por mais informações sobre iluminação? Então não deixe de acompanhar nossas redes sociais ou se cadastrar em nossa Newsletter!
Até a próxima!